terça-feira, 1 de junho de 2010

A INCLUSAO DIGITAL NO MUNICIPIO DE BOM JARDIM

O município de Bom Jardim já está na era da inclusão digital

A inclusão digital já está acontecendo em Bom Jardim, este é um município pequeno, mas que já está aderindo à informática como um instrumento público e de qualidade para que seus moradores tenham acesso à internet e aos demais softwares facilitando desse modo a vida de todas as pessoas que não podem dispor de computadores ou de internet em casa, para realizar aperfeiçoamento tanto profissional quanto educacional.
Bom Jardim já expande a idéia de inclusão digital dispondo de dois laboratórios públicos, sendo um desses um programa de inclusão digital do município e o outro um programa do governo federal, cada um tem suas características, porém funcionam com os mesmos objetivos, auxiliar a população em geral no que diz respeito à informática. O primeiro laboratório surgiu por iniciativa da prefeitura, ele se localiza no centro da cidade, e se estabelece na Casa da Cultura, em uma sala própria que dispõem de uma boa quantidade de computadores em bom funcionamento, eles apresentam o programa Linux, sendo assim todos que chegam ao local precisam fazer um cadastro e ter acesso a uma senha própria para acessar os programas desejados, este cadastro é realizado somente na primeira vez em que freqüentam, pois nas demais vezes o usuário só fornece a senha ao instrutor que fica no laboratório durante todo o seu funcionamento (09h30min às 04h30min), este não tem a função de ajudar, apenas de salvar os arquivos desejados e liberar o acesso aos computadores com um tempo determinado que pode ser aumentado sempre que necessário.
O segundo laboratório é de iniciativa do governo federal, ele está localizado em um bairro muito freqüentado de Bom Jardim, sendo este o bairro de São Miguel, um bairro com um número representativo de moradores e estudantes, o mesmo funciona em uma sala pequena, mas com uma boa quantidade de computadores e de forma semelhante ao primeiro laboratório, porém difere na questão do tempo, pois neste o acesso é de tempo livre e o próprio usuário salva seus arquivos, há também um instrutor que só auxilia se for necessário, não se comparando a um professor de informática.
Ambos são laboratórios públicos e muito freqüentados por pessoas que não dispõem de internet em casa, pois muitos têm computador, mas não internet e então se torna complicado realizar estudos, pesquisas e obter informações e manter contatos em gerais por e-mail. Pode-se dizer que a maioria dos freqüentadores são estudantes de escolas publicas da comunidade e também universitários que precisam ter um acesso contínuo a internet, realizar pesquisas e estudos diversos utilizando o instrumento da informática para crescer e aprofundar seus conhecimentos.
Contudo conclui-se que os laboratórios públicos de informática localizados no município de Bom Jardim são de extrema relevância para sua população de modo que possibilita à mesma uma não exclusão a atual situação em que o mundo se encontra, sendo esta a era da inclusão digital, portanto crianças, jovens e adultos que não dispõem de computador ou mesmo de internet em suas casas não precisam ficar alheios a essa era digital, mas sim se tornarem parte dela, através dos laboratórios.

5 comentários:

  1. Boas iniciativas para aproximar as pessoas do computador e seus benefícios.

    Sabemos que as novas tecnológias são realidade e vieram pra ficar, dessa forma quanto mais pessoas tiverem a oportunidade de conhecer e usar essas tecnológias melhor será para o país e para os usuários.

    ResponderExcluir
  2. É gratificante saber que um município pequeno como Bom Jardim tem se preocupado com a inclusão dos alunos na era digital. Grande deles se enquadra como população carente e isso faz a diferença na vida de cada um. bjs.

    ResponderExcluir
  3. É interessante saber que os municípios estão voltados para a inclusão digital, sobretudo, o município de Bom Jardim. Sabemos que nem todas as pessoas tem acesso a este equipamento em casa ou, quando tem, o computador nem sempre dispõe do acesso a internet; seja pelas condições em manter a assinatura do serviço prestado ou em alguns casos ainda não há a posibilidade de puxar a rede até a localidade.
    Mas podemos citar que em alguns municípios, como o de Duas Barras, a prfeitura montou um programa de acesso a internet, cujo os morados que possuem todos os IPTUs pagos tem acesso gratuito a internete em casa, sendo necessário apenas comprar e instalar a antena.
    Manu, parabéns pelo Blog!!!!

    ResponderExcluir
  4. Emanuela,

    Sua notícia é muito interessante e pertinente, pois muitas pessoas não possuem acesso à internet em casa e só podem contar com este espaço para estarem conectados à rede.

    Saber que os municípios, mesmo pequenos estão em busca de parcerias, projetos e investimentos nesta área é importante, e nós como alunos de um curso à distância podemos utilizar e disseminar a notícia àqueles que não têm conhecimento do projeto.

    Emanuela, gostei muito!Bjs Cassia!!!

    ResponderExcluir
  5. Iniciativas assim possibilitam o acesso às TIC's por aqueles que não têm esse recurso em casa.

    ResponderExcluir